Carniato Sala cinza: 18 ideias para a decoração

Carniato

Sala cinza: 18 ideias para a decoração

Inspire-se com ambientes lindos e repletos de personalidade

Quem pensa que cinza é uma cor monótona para a decoração, vai se surpreender com os 18 ambientes abaixo – que não devem nada em aconchego para as salas coloridas. Espaços claros e escuros, rústicos e contemporâneos, repletos de pontos de cor ou monocromáticos, têm o cinza como um agregador de elegância. O tom é imbatível!

Confira mais informações sobre os projetos clicando em cada imagem ou título:

Cinza, madeira e pequenos detalhes

O cinza que compõe o tapete, as paredes laterais e a parede ao fundo poderiam facilmente ser caracterizados como contrastantes entre si. Mas pequenos detalhes, como as estampas que levam o branco para o papel de parede e para o piso, e o tom marrom da madeira que está por todo o espaço, permitem que o ambiente soe uníssono. Nada como um móvel colorido e flores para levar mais vida!

Combinação perfeita: cinza e amarelo

Se salpicar cores em um ambiente neutro já contribuiu para alcançar um décor contemporâneo e vibrante, é inegável que o mix entre cinza e amarelo é extremamente harmônico. Nessa sala de estar, criada pelo Suite Arquitetos para um apartamento em São Paulo, a cor do concreto, do tapete e dos móveis ganha frescor com o tom mais leve da bancada e da obra de arte. Aposte sem medos incluvise em quartos cinza!

Sala cinza clássica
Na sala de estar acima, assinada pela designer de interiores Roberta Devisate em um apartamento no Rio de Janeiro, é o suprassumo da utilização clássica e elegante dos tons cinza. Nas paredes, o cimento queimado exibe uma tonalidade mais clara da cor, e o sofá e o tapete adquirem um tom mais pesado, que conversam em harmonia com os quadros P&B e os móveis de madeira.

Sala de estar cinza e branca

O tom mais claro do cinza é o ponto de força da decoração da sala de estar desse apartamento londrino. A cor, combinada com peças de design assinadas por nomes como Zaha Hadid, cria uma sensação gélida, mas nem por isso menos extasiante. Para adornar um espaço assim, escolha texturas felpudas, como a dos bancos e do tapete, que cobre quase todo o piso.

Cinza, porém com gosto

Quem pensa que cinza só cria decorações mornas, não conhece o apartamento feito por Anderson Leite para um jovem médico. O sofá azul conquista toda a composição do tom neutro, que aparece nos revestimentos. Os objetos e obras de arte, todos provocativos, não deixam dúvida: para acabar com a monotonia, invista na criatividade.

Elegância em primeiro lugar

Se a ideia é utilizar o cinza de forma menos tradicional, porém ainda elegante, invista no concreto aparente. A ideia do ambiente, assinado pelo escritório FGMF Arquitetos, é equilibrar a crueza do tom e da textura com móveis de linhas simples, além de permitir que a luz adentre de forma abundante no espaço.

Cinza com contrastes

O cinza é tão predominante nesse ambiente, cobrindo piso, móveis, paredes e até a porta, que ele fica repleto de personalidade. Itens sedutores, como a mesa rosa pink, a luminária vintage e as almofadas inusitadas, completam o espaço assinado por Abigail Ahern – o que já é uma garantia de decoração não habitual.

Cinza no pé-direito alto

A profusão de elementos decorativos claros ganha destaque com o cinza chumbo, eleito para as paredes cobertas com textura, um link imediato com os móveis da mesma tonalidade: o aparador de linhas retas e as banquetas de estética rústica.

Decoração cinza e geométrica

Nesta sala de estar nova-iorquina, o cinza escuro foi usado para criar desenhos na parede. O contraste com o branco deixa a decoração mais interessante e abre espaço para a profusão cromática e étnica estampada no sofá.

Cinza com detalhes aconchegantes

Adornar as paredes, o tapete, os móveis e algumas almofadas com cinza poderia tirar toda a sensação de conforto que uma casa merece. Porém, nesse lar londrino, a sala com lareira e outras peças de tons quentes, como os quadros, acabam com a sensação de impessoalidade. A estante, estruturada na própria construção, permite que livros coloridos também criem pontos de contraste com o tom.

Cores por todos os lados

Quer o cinza nas paredes, porém deseja um ambiente repleto de vida? Tapetes estampados e móveis de cores inusitadas, como vermelho, verde e azul, criam o contraste necessário com peças brancas.

Sala de estar com papel de parede cinza e estampado

Quando o estúdio Lovisaro Arquitetura + Design criou a sala de estar acima, o objetivo era imprimir a personalidade da dona em um espaço cheio de contemporaneidade. O papel de parede cinza não deixa de ser delicado, exibindo sua estampa floral. O aconchegante sofá modular também assumiu o tom cinza, criando uma base monocromática na qual pontos de cor adicionam energia ao espaço: um grupo de almofadas desfila texturas, padrões e diferentes nuances de rosa. A decoração pode ser completamente transformada em um piscar de olhos: o cômodo ganha vida nova ao se trocar os acessórios, os responsáveis por injetar ousadia no lugar.

Sala cinza com mix de texturas

Sofá, tapete, paredes e almofadas podem seguir um mesmo tom nesse ambiente. Mas, ao observar mais atentamente, é possível perceber que aqui as texturas são múltiplas: algumas felpudas, outras lisas e, nos revestimentos, um toque áspero prevalece. Essa diversidade abre espaço para que o móvel azul de laca atraia toda a atenção para si.

Sala de estar cinza e leve

A sala de estar da imagem se destaca graças à combinação entre o cinza claro e os tons candy colors. Com móveis e acessórios tradicionais, ela ganha diversão e leveza ao incorporar uma cartela de azuis, verdes, rosas e amarelos bem claros.

Paredes brancas, móveis cinza
A sala de estar acima, criada pelo escritório Sesso & Dalanezi para um casal de Curitiba de mudança para São Paulo, usa uma poderosa ferramenta para alcançar a sofisticação. Os móveis bem escolhidos, como a icônica cadeira Shell, de Hans Wegner, desfilam uma única cor: um sóbrio tom de cinza. A monocromia criada serve para ressaltar o que cada peça tem de melhor: formas consagradas e materiais luxuosos se unem em um conjunto que é clássico e contemporâneo ao mesmo tempo. Para completar, as paredes e o piso ganharam branco em diferentes texturas – destaque para o revestimento brilhante do último – enquanto o teto foi recoberto por uma pintura cimentícia. Obras de arte com uma paleta escura e objetos decorativos metálicos finalizam o local com muita personalidade.

Cinza, amarelo e muitas texturas

A infalível combinação entre cinza e amarelo conecta parede, almofadas e livros. Enquanto isso, um jogo de texturas criado pelo tapete e pelos pufes de tramas robustas adiciona conforto sofisticado ao espaço. Os móveis e quadros, com esqueletos negros, finas e retas estruturas metálicas, são responsáveis por formar a mobília da sala, incluindo a luminária. O resultado é uma inesperada leveza em meio a uma decoração construída de tons escuros.

Sala de estar cinza e rosa

O rosa, muitas vezes associado à feminilidade e à juventude, pode muito bem ser usado para alcançar um clima contemporâneo e sofisticado. É o caso do living acima, em que o elegante cinza abre espaço para a cor mais leve. Mas o mix de nuances não alcançaria tal resultado se não fosse pela variedade de materiais e de formas. Enquanto o design escandinavo da poltrona evoca elegância, a mesa de centro de carretel e o tapete de tecido agregam rusticidade.

Sala cinza, vermelha e verde

Pincelar pontos de cor em um ambiente cinza é uma estratégia que pode tornar-se muito mais interessante quando os núcleos de ousadia não aparecem nos menores detalhes, como quadros, porta-retratos e vasos. Esta sala de estar, por exemplo, passa longe de ser óbvia ao temperar o décor com vermelho e verde, que aparecem no armário embutido e nos desenhos do tapete. Os móveis escolhidos adicionam informação extra. Enquanto a luminária dourada traz charme industrial, o pufe com estampa de vaca acrescenta textura rústica. O resultado é eclético, ousado e inesquecível, sem cansar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *