Inspiração Designer criam “biblioteca de rua” com 240 pedaços de madeira

Inspiração

Designer criam “biblioteca de rua” com 240 pedaços de madeira

A ideia é aproximar os livros do cotidiano das pessoas e incentivar a leitura entre os jovens.

Um semicírculo formado por 240 peças de madeiras onduladas – fazendo referência à uma delicada concha do mar. Assim é a biblioteca de rua criada pelo Downtown studio, na cidade de Varna, conhecida como a capital marítima da Bulgária.

Portátil, e com uma estrutura vazada que deixa a luz entrar, a biblioteca é construída por uma série de módulos de madeira que fornecem um espaço público com prateleiras para armazenar e compartilhar livros.

A ideia dos designers era aumentar o contato dos jovens com os livros – que estava diminuindo significativamente depois do sucesso do consumo digital. O desenho foi inspirado pela natureza e suas formas orgânicas – destacando um dos aspectos mais importantes da identidade da cidade – o mar e seu valor para os cidadãos de Varna.

A construção parte de um único ponto focal e foi projetada usando ferramentas de design paramétrico, o que dá aos arquitetos a possibilidade de experimentar diferentes variações. Usando o software, a equipe conta que testou mais de 20 versões até chegar à uma biblioteca que traduzisse o conceito, proporcionasse um acesso fácil aos leitores, tivesse um pequeno palco para artistas de rua, capacidade para 1500 livros, além de, claro, estar acordo com o orçamento.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *