Inspiração, Notícias Conheça os 12 estádios da Copa do Mundo da Rússia

Inspiração, Notícias

Conheça os 12 estádios da Copa do Mundo da Rússia

Contamos como serão cada uma das arenas da Copa do Mundo 2018

 

Há exatos um mês da Copa do Mundo da Rússia, aqui estão os estádios que receberão os jogos da competição de futebol mais importante do mundo. Agora, você confere abaixo a história e as inspirações para cada uma das 12 arenas que veremos durante a competição.

  1. Arena Mordovia (Saransk)

A Arena Mordovia começou a ser construída em 2010. Com primeiro projeto desenvolvido pelo alemão Tim Hupe e o projeto final assinado pelos russos SaranskGrazhdanProekt, o estádio foi concebido em forma oval com uma gama de cores vibrantes em tons laranja, vermelho e branco. Durante a Copa da Rússia 2018, o estádio terá capacidade para 44 mil pessoas, número que será reduzido para 25 mil após o evento. Tudo para tornar a arena mais eficiente, capaz de ser usada também para quadras de vôlei, basquete e tênis, além de academias de ginástica.

  1. Estádio de Kaliningrado (Kaliningrado)

O Estádio de Kaliningrado foi construído na Ilha de Oktyabrsky, no coração de Kaliningrado, e é assinado pelo escritório Wilmotte & Associés SA. O local multiuso deve sediar, além das partidas de futebol, diferentes eventos esportivos e, claro, grandes shows. Para completar, após a Copa, o entorno da arena receberá um novo empreendimento residencial, com parques, cais e aterros ao longo do rio Pregola.

  1. Arena Volgogrado (Volgogrado)

A Volgograd Arena foi construída no local do estádio Central e é assinado pelo escritório russo PI Arena, os almeães GMP Architekten e a construtora Stroytrangaz. Sua fachada assume a forma de um cone invertido com uma estrutura de treliça aberta que lembra a roda de uma bicicleta. Após a Rússia 2018, o estádio será o lar do FC Rotor, que no passado terminou entre os três primeiros no campeonato russo.

  1. Estádio Central (Ecaterimburgo)

Lar de um dos mais antigos clubes de futebol do país, o FC Ural, o estádio de Ecaterimbrugo foi originalmente construído em 1953. Desde então, ele foi remodelado várias vezes, a última delas para a Copa do Mundo da FIFA 2018, quando ganhou arquibancadas extras – que funcionam como uma extenção das originais, para entrar dentro do padrão FIFA. Já a fachada histórica, bem como outras características arquitetônicas e decorativas das arquibancadas, típicas do neo-classicismo soviético, foram mantidas.

  1. Estádio Olímpico de Fisht (Sóchi)

Localizado no Parque Olímpico no Vale do Imeretin, em Sochi, o Estádio Fisht, assinado pelo escritório Populous, foi construído para as Olimpíadas de Inverno de 2014 e sediou as cerimônias de abertura e encerramento do evento. Projetada por arquitetos britânicos, a arena se assemelha a um pico de montanha coberto de neve, design que combina com seu nome, Monte Fisht, um pico na cordilheira do Cáucaso.

  1. Arena Kazan (Kazan)

A Arena Kazan foi construída para os Jogos Universitários da Summer World em 2013, quando recebeu as cerimônias de abertura e encerramento. Um campo de futebol foi instalado assim que os jogos terminaram. Projetada pelos arquitetos do Wembley Stadium e Emirates Stadium (do escritório Populous), a arena, quando vista de cima, lembra uma flor de lótus e além de jogos de futebol e eventos esportivos, o estádio abrigará uma série de shows de entretenimento, shows e eventos culturais.

  1. Estádio de Níjni Novgorod (Níjni Novgorod)

O Estádio Nizhny Novgorod, projetado por Stroytransgaz, foi construído na confluência dos rios Volga e Oka, perto da Catedral Alexander Nevsky. Com design inspirado em aspectos da natureza, sua estrutura leve é composta de finos suportes triangulares dispostos em círculo. O edifício ainda é cercado por uma passarela conectada por escadas inclinadas em uma tangente, destacando o fluxo do estádio.

  1. Estádio Luzhniki (Moscou)

O principal estádio da Rússia 2018 foi originalmente construído para sediar o primeiro Spartakiad de verão em todo o país em 1956, e agora será a sede da abertura e da final da Copa do Mundo. Originalmente projetado por Igor Rozhin, Oleksandr Fedorovych Khryakov e Nikolay Ullas, o estádio foi reformado em 2013, com um esforço especial para preservar a sua fachada histórica que se tornou um dos verdadeiros marcos de Moscou.

  1. Estádio de Samara

A Arena Samara, projetada por TerrNIIgrazhdanproekt, GMP Architekten e AECOM,  começou a ser construída oficialmente em 21 de julho de 2014. Inspirada no espaço, o estádio faz homenagem às tradições da região e ao seu renomado setor aeroespacial. Com uma cobertura de 60 metros de altura, o estádio ostenta uma estrutura leve e metálica que será iluminada durante a noite, enfatizando o design expressivo do estádio.

  1. Arena de Rostov (Rostov do Don)

A Arena Rostov, assinda pelo escritório ‎Populous, está situada na margem esquerda do rio Don e parece se mesclar a paisagem pitoresca da região. A forma do telhado, por exemplo, imita as curvas do rio e as diferentes alturas das arquibancadas permitem aos espectadores admirem não apenas o que está acontecendo em campo, mas também as vistas de Rostov-on-Don.

  1. Arena Otkrytie (Moscou)

Com uma fachada que lembra uma rede composta por pequenos diamantes, a arena assinada por Dexter Moren pertence ao tradicional Spartak e tem uma fachada mutável que pode ser alterada dependendo de qual equipe está jogando. Para os jogos do Spartak, a arena é banhada em vermelho e branco, por exemplo.

  1. Estádio Krestovsky (São Petersburgo)

Construído pelo renomado arquiteto japonês Kisho Kurosawa, o estádio foi pensado para parecer uma verdadeira nave espacial que desembarcou nas margens do Golfo da Finlândia. Reconhecida como uma das arenas mais modernas do mundo, ela conta ainda com teto retrátil e um gramado deslizante e é capaz de sediar qualquer tipo de evento em qualquer época do ano mantendo a temperatura do estádio a 15°C.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *