Carniato, Inspiração As bibliotecas mais lindas do mundo

Carniato, Inspiração

As bibliotecas mais lindas do mundo

Uma seleção que reúne duas paixões: livros e arquitetura

Com o desenvolvimento da tecnologia e dos livros virtuais, estariam os livros de papel fadados a extinção? Se depender da nossa seleção, certamente não. Lugares de paz, calma, concentração e inspiração, e de resgatar o prazer tátil da leitura, as bibliotecas também são exemplos inspiradores de boa arquitetura.

Real Gabinete Português de Leitura, Rio de Janeiro

O Real Gabinete Português de Leitura fica no Rio de Janeiro e foi construído na década de 1880, sob a direção do arquiteto Rafael de Silva e Castro. Possui o maior e mais valioso acervo de obras portuguesas fora de Portugal.

Kanazawa Umimirai Library, Japão

No projeto da Kanazawa Umimirai Library, localizada no Japão, os arquitetos do Coelacanth K&H Architects quiseram criar uma atmosfera tranquila e agradável para os leitores, algo parecido com uma floresta, com entrada parcial da luz exterior natural.

Liyuan Library, China

Localizada em Huairou, a duas horas de Beijing, na China, a Liyuan Library contém espaços para leitura quietos e contemplativos e uma série de plataformas que os integram as estantes para os livros.

Philological Library, Alemanha

A Philological Library foi projetada por Norman Foster e faz parte da Freie Universität de Berlin. Foi aberta em 2005 e tem o formado da mente huma. A foto é de Olivier Martel Savoie (@une_olive), em projeto que fotografa bibliotecas do mundo.

Biblioteca Nacional da França (BNF)

A foto de Ahmet Ertug retrata o Salão Oval da Biblioteca Nacional da França (BNF), que contém 15 milhões de livros e documentos impressos de todas as disciplinas.

Bliothèque de la Sorbonne, França

A Bliothèque de la Sorbonne, fotografada por Franck Bohbot, existe desde 1770, está localizada em Paris e é aberta ao público em geral.

Qatar National Library

Os arquitetos do Oma projetaram a Qatar National Library em Doha. As estantes brancas que contém a coleção principal são feitas do mesmo mámore que o piso e a infra-estrutura, que incorpora a iluminação e a ventilação. Em mármore travertino bege, seis metros abaixo do nível, estão os exemplares mais raros.

Biblioteca Admont, Aústria

Essa biblioteca monástica está localizada em Admont, nos pés dos alpes austríacos. No estilo barroco, foi projetada em 1776 por Joseph Hueber. O teto, pintado por Bartolomeo Altomonte mostra os estágios do conhecimento humano e é um espetáculo a parte.

Biblioteca Central da Unam, México


A Biblioteca Central da Unam (Universidade Autônoma do México), foi projetada em 1952 por Gustavo Saavedra e Juan Martínez de Velasco. Os murais da parte externa são de autoria do pintor e arquiteto mexicano Juan O’Gorman. Feitos com pedras coloridas recolhidas por todo o México, cobrem os dez andares contando a história do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *