Carniato, Inspiração 5 SUGESTÕES PARA AMPLIAR APARTAMENTOS PEQUENOS

Carniato, Inspiração

5 SUGESTÕES PARA AMPLIAR APARTAMENTOS PEQUENOS

Para quem está enfrentando, ou em breve começará uma obra, seguem cinco sugestões que ajudarão muito na etapa inicial sem comprometer a decoração ou o estilo pessoal de cada um.

1 Integre a cozinha
Eu sei que parece óbvio, mas o que devia ser uma premissa para apartamentos pequenos ainda encontra resistência. Se você está pagando por cada cm² do seu imóvel, porque deixar parte da área ir embora enchendo ele de paredes e alvenaria?
Integrar a cozinha à sala, junto com mesa ou bancada de refeições é regra. Não pense duas vezes! Resolver bem essa situação nos rende sempre ideias bacanas e a sensação de amplitude. Depois de pronto é incomparável. Lembre-se que as cozinhas estão cada vez mais bonitas e se você ainda tem receio na hora do uso procure turbinar a coifa/depurador e isso já resolverá grande parte do problema. Se ainda tem dúvida pense no quanto pode ser agradável dividir as tarefas ou mesmo uma conversa com quem está na sala nesse momento.

2 Integre o banheiro
Na área do quarto, se integrar o banheiro para você soa muito moderno, tente trazer a bancada para fora, ou substitua a alvenaria por vidro. Não é preciso transformar o banho em uma caixa transparente, mas, às vezes, abrir mão de uma das paredes ou parte dela e acrescentar um vidro, além de trazer claridade, faz o espaço crescer consideravelmente.

Para os mais ousados, deixe reservado apenas a área do vaso e capriche na escolha dos revestimentos, louças e metais. Como a cozinha, os banheiros também evoluíram bastante e podem entrar no clima de qualquer decoração sem destoarem no final.

3 Elimine forros 
Não é só na área que os imóveis estão ficando menores. Atualmente, na hora de viabilizar qualquer construção, reduzir o pé-direito das unidades pode fazer toda a diferença para ganhar um ou dois andares. Parece pouco, mas com apartamentos menores, o número de unidades ganhas com essa redução, muitas vezes, pode ser a diferença para a construtora viabilizar o empreendimento.

Portanto, é cada vez mais raro, mesmo em apartamentos grandes, um pé-direito razoável que permita o uso do forro. Muitos dos novos imóveis são, ainda assim, entregues com forro e não há porquê mantê-los, já que ganhar altura não é truque, é uma maneira real de aumentar o espaço. Não se apegue a spots ou tenha receio. Lustres, arandelas, abajures e luminárias de chão podem e devem dar conta do recado.

Ainda na dúvida? Trilhos, spots aparentes e até conduites podem dar um charme extra ao projeto e combinar com todo tipo de decoração. Portanto, restrinja o forro apenas aos banheiros já que ali não há como disfarçar ou esconder instalações hidráulicas do vizinho do andar de cima.

4 Elimine molduras e adote uma estrutura limpa
Por mais que você seja apaixonado por molduras, frisos, forros trabalhados, rodapés clássicos e guarnições trabalhadas, abra mão de ornamentos na estrutura do seu apartamento.

Aqui não estamos falando de estilo, ou mesmo impondo o minimalismo para quem se considera barroco. A questão maior é que todos esses ornamentos pesam, fragmentam e visualmente diminuem o espaço. Se a ideia é ampliar, vale deixar a estrutura limpa e se possível remover até vergas desnecessárias. Lajes à mostra, forros lisos com no máximo uma tabica, rodapés do tipo invertido ou mesmo baguetes e portas lisas sem molduras até o teto deixam o ambiente maior e sem interferências.

Qualquer faixa extra como uma moldura de gesso ou mesmo um rodapé acaba “achatando” e compactando mais o espaço. Se você é mais clássico, ou mesmo vintage, aposte em móveis nesse estilo. Uma peça ou duas de estilo em uma estrutura limpa, além de não pesar, vai deixar o seu apartamento mais personalizado e interessante já que o contraste da estrutura limpa valorizará ainda mais a peça de estilo.

5 Padronize cores e acabamentos 
Tenha cuidado na escolha de todos os acabamentos. Eu, particularmente, acredito que o risco é menor quando escolhemos um acabamento que atenda vários ambientes, ou então 80% de todo o apartamento. A ideia de um mesmo piso em todas as áreas é uma das maneiras de deixar o apartamento maior. Toda vez que você interrompe ou muda o tipo de piso você setoriza e compartimenta o apartamento.

Um piso contínuo não só integra como todas as áreas, mas visualmente acaba deixando o imóvel maior. Em cozinhas integradas evitar a mudança de piso para a sala é uma das formas de ganhar área para o ambiente como um todo. Fica mais fácil de posicionar a mesa ou bancada e ausência da divisão do piso acaba realmente deixando o espaço maior. Sem divisão ou demarcação de piso áreas adjacentes são naturalmente incorporadas ao ambiente e o layout fica menos limitado.

Uma vez definido o piso aposte em uma paleta e siga se possível ela em quase todos os ambientes. Vale usar tons semelhantes ou mesmo combinar com a madeira ou texturas naturais. Mesmo que acrescente elementos tente sempre visualizar o apartamento como um todo e nunca ambientes isolados. Essa visão faz com que todos os ambientes “conversem” entre si. Essa padronização além de não segmentar áreas ou espaços, deixa o apartamento como uma unidade maior, como também fortalece a identidade do projeto/decoração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *